FRUTAS

ABACATE

O abacate contém as vitaminas A, B, C e muito sais minerais.

Ele depura o sangue, combate os gases, debilidade do estomago, reumatismo, gota, doenças dos rins, dos intestinos, do fígado e da pele.

Aumenta as energias intelectuais e corporais, estimula o apetite, fortalece os nervos, e os músculos, auxilia o crescimento e a formação dos ossos. É um alimento especial para as crianças, os adultos e as pessoas débeis.

O óleo dessa fruta friccionado no colo cabeludo evita caspa e a queda de cabelo, além de estimular o crescimento do mesmo. 

ABACAXI

O Abacaxi contém vitaminas A, B, C e os principais sais minerais como: cálcio, ferro, magnésio, cobre e fósforo. Por isso, favorece a boa formação do sangue, dos ossos, dos nervos e dos músculos.

O abacaxi cura as enfermidades como: icterícia, difteria, asma nervosa, amenorréia(causada por mau funcionamento dos ovários), prisão de ventre, reumatismo, palidez, hidropisia, falta de memória, doenças do estomago, do baço, do fígado, da garganta, da boca e dos intestinos.

Também se empregada o abacaxi para fazer cataplasmas em casos de mordidas de cães e cobras.

Mulheres grávidas ou amamentando, pessoas nervosas e as que tem acidez estomacal, devem comer com moderação essa fruta. 

BANANA

A banana contém as vitaminas A, B, C, E e sais minerais como: ferro potássio, cálcio, sódio, magnésio, fósforo, enxofre e cloro.

A banana combate eficazmente as enfermidades do estomago, do fígado, dos rins, dos intestinos, reumatismo, artrite, gota.

A banana é incompatível com verduras, gordura animal e bebidas alcoólicas.

Obs. A banana se torna indigesta quando verde ou muito madura.

A seiva da bananeira tem efeito adstringente. Serve para cura hemorróidas mediante aplicações de compressas. As compressas devem ser feitas com a seiva dissolvida em água. 

COCO

O coco contém vitaminas A, B, C sais minerais.

A água de coco é diurética e depurativa, forma um sangue puro e fortifica o estômago e os intestinos.

É excelente remédio para a digestão débil e lenta, cólicas e doenças intestinais.

O coco ralado misturado a cenoura ralada, é um excelente remédio contra parasitas e lombrigas, principalmente quando usado em jejum. 

FIGO

O figo é um excelente meio curativo, depurador e fortificante.

Quando não há figos frescos, pode-se usar figos secos, eles são ótimos para curar a prisão de ventre.

A água de figo tomada pela manhã, em jejum, e à noite, antes de deitar-se, serve para normalizar as funções intestinais.

Para conseguir esta água, lavam-se bem os figos secos, cortam-se, põe-se de molho e deixa-se bem tampados durante a noite.

Tomar essa água no dia seguinte.

Devido ao seu abundante conteúdo de açúcar, o figo seco um alimento que dá energias ao organismo.

Entre os sais minerais que possui o figo seco, destacam-se o potássio, cálcio e o fósforo, entre outros, ele contém também as vitaminas A, B, C, e D.

O Figo é muito eficaz nas inflamações do aparelho respiratório.

Devido às suas sementes, o figo é laxante; sua ação estimula as fibras musculares dos intestinos.

O Figo seco, bem moído e usado em cataplasmas quentes, tem um efeito maravilhoso para combater abscessos e furúnculos.

Obs. O figo maduro é mais digestível que o figo seco.

LARANJA

A laranja é a fruta mais rica em vitaminas.

Ela exerce influência benéfica em todo o organismo, principalmente no cérebro e nos nervos. Além de suas vitaminas ela contém diversos sais minerais: cálcio, ferro, potássio, magnésio, fósforo, carbonatos, etc.

Todo suco de laranja nunca deve ser tomado durante às refeições, sempre o tome um pouco antes ou depois.

A laranja pode ajudar a curar a debilidade mental, o marasmo (fraqueza extrema), doenças dos nervos, da boca, dos dentes, da garganta, traquéia, catarros de todas as espécies, hemorragias das gengivas, reumatismos, gota, palidez, insônia, prisão de ventre, escrofulose tuberculose, enfermidades dos rins e do fígado, obesidade, cálculos biliares, palpitações, câimbras dores de cabeça, enxaqueca, tifo, difteria, tumores, inchação de qualquer espécie, diabete, falta de apetite, má digestão, enfermidades do coração, envenenamento do metabolismo, doenças da pele, tosse, raquitismo, debilidade corporal, inflamação dos intestinos, epilepsia, piorréia etc.

Ela ainda regulariza a secreção das glândulas salivares, fortifica a regulariza os sucos gástricos, diminui o tamanho do ventre, combate a flatulência, as dores estomacais e as enfermidades do pâncreas, acalma e cura as doenças dos intestinos grosso, da bexiga e da próstata, etc.

A laranja cura ou alivia as enfermidades causadas pela acumulação de toxinas. O seu efeito depurativo, desintoxicante e diurético é inegável nas doenças dos rins, do fígado, da pele, do baço, da bexiga, dos pulmões, do coração, das glândulas de secreção interna, do estômago, e da cabeça, etc.

Por ter grande concentração de fósforo (11%) fortificada e purifica os nervos e o cérebro (é indicada para estudantes e todos que trabalham com a parte mental).

Não é aconselhável espremer todo o suco de uma vez, para guarda-lo e toma-lo durante o dia. Quando muito, pode-se espremer o suco para toma-lo até três depois.

LIMÃO

O limão ocupa um lugar de destaque entre as frutas curativas. Ele é um destruidor dos ácidos, pois combate eficazmente a acidez do estômago.

Com suco de limão pode-se curar cerca de 150 doenças, entre elas, as dores estomacais e intestinais, ventosidades, reumatismo, gotas, sífilis, indigestão, perturbação do metabolismo, acidez, do estômago, abscessos, obesidade, enfermidades do coração dos rins, do fígado, da bexiga, cálculos hepáticos e renais, inflamação da uretra, enfermidade do sistema linfático, catarros, toses, gripes e resfriados, danos causados por injeção e vacinas, ulceras, (infecções em geral internas e externamente), tumores, amidalite, herpes, sarna, difteria, escarlatina, sarampo, varíola, escorbuto, epilepsia, hidropisia, pleurisia, tifo, beribéri, falta de apetite, nervosismo, melancolia, calcificação das artérias, diabete, diarréia etc.

Para combater lombriga: toma-se a mistura de suco de limão com um pouco de suco de alho.

Caspa e Queda de Cabelo: esfrega-se fortemente o couro cabeludo com suco de limão, misturado com suco de cebola.

Hemorragia em das narinas: misture uma parte de suco de limão com três partes de água. Pingue nas narinas.

O limão contém abundância de vitaminas, principalmente a vitamina C

MAÇÃ

A maçã abre o apetite, alivia as dores, combate as ventosidades, produz bom sangue, purifica e cura.

A diferença que existe entre consumir a maçã inteira e comer somente a parte carnosa da mesma, ficou demonstrada cientificamente na análise realizada pelo Dr. Küning  que transcrevemos:

Sais Minerais

Conteúdo da Parte carnosa

Conteúdo da fruta inteira

Potássio

35,35%

41,85%

Sódio

---

26,09%

Cálcio

8,85%

4,08%

Magnésio

5,05%

8,75%

Ócido de Ferro

---

1,40%

Ácido Fosfórico

9,70%

13,59%

Ácido Sulfúrico

---

6,09%

Ácido Silícico

---

4,32%

 

 

 

A maçã combate: diarréia, icterícia, o nervosismo, a senilidade, a insônia, a má digestão, as enfermidades do fígado e do baço, etc.

MAMÃO

O mamão é rico em sais minerais e vitaminas.

Ele tem propriedades curativas em digestão lentas e difíceis, fraqueza do estomago, icterícia, palidez, diabete, asma, tosse pulmonar e tísica.

Seu suco fresco misturado com mel é antilhelmíntico e também dá excelentes resultados nas afecções cutâneas.

Fazendo-se uma incisão na fruta verde, pendurada na árvore, obtém-se um suco leitoso que, tomado fresco, é o melhor e mais inofensivo vermífugo.

Mastigando-se 10 a 12 sementes frescas de mamão, cura-se as doenças do fígado e facilita a boa secreção da bílis.

O chá das folhas desta planta tem efeito curativo em dispepsia atônica e afecções cardíacas.

O chá das sementes dissecadas e moídas, é um bom remédio contra lombriga, gases e arrotos.

O chá das flores, preparado em infusão é um excelente remédio contra a tosse, bronquite e asma.

MANGA

A manga possui vitamina A, B e C.

Essa fruta ajuda a curar o escorbuto, a gengivite, a piorréia, as ulcerações da boca.

Serve para purificar o sangue, evita a acumulação de mucosidades na garganta e nas vias respiratórias, combate os catarros de qualquer espécie, rouquidão, tosse, bronquite, dores estomacais, acidez, debilidade do estomago, prisão de ventre e febre.

Chá de folha de manga serve para fazer gargarejos.

O chá do caroço da manga combate lombrigas e os vermes intestinais. 

PÊRA

A Pêra contém vitamina A, B1, B2, C, hidrato de carbono, proteínas, gorduras, cálcio, fósforo, ferro.

Ela depura todo o Organismo em especial os rins e o aparelho digestivo. Também é recomendada para pessoas que sofrem de bócio.

A pêra é de fácil digestão, e tem um papel muito importante na dieta do hipertenso, pois purifica seu organismo, e possui ação diurética. 

UVA

Quando a Uva está madura, contém 25 a 30% de glicose e por isso é uma fruta que proporciona muita energia ao organismo.

A Uva possui os sais minerais: magnésio, ferro, fósforo e potássio e também as vitaminas: A, B e C.

A uva tem extraordinárias propriedades curativas: é diurética, graças ao açúcar e aos sais de potássio que estimulam a secreção de urina; é laxante, devido à sua abundância de celulose; é fortificante dos músculos e facilita seu trabalho; é reconstituinte, pela sua riqueza em vitaminas; proporciona calorias ao corpo humano.

Obs. 1 kg de uva tem  mais de 800 calorias.

Dados tirado do livro: Saúde e Cura pelas Plantas, autoria de Carlos Kozel