Programas de Treinamento para Pais

Programas de treinamento para pais de crianças com TDAH freqüentemente começam com ampla divulgação de informação.  Existe uma grande quantidade de livros, vídeos e fitas  disponíveis com dados a respeito do transtorno em si e de estratégias efetivas  que podem ser usadas por familiares.  A lista que segue revê nove pontos de uma série de estratégias que podem ajudar os pais de crianças portadoras de TDAH (Goldstein e Goldstein, 1998).

1.       Aprender o que é TDAH

2.      *Os pais devem compreender que, para poder controlar em casa o comportamento resultante do TDAH, é preciso ter um conhecimento correto do distúrbio e suas complicações. 

2.      Incapacidade de compreensão versus rebeldia

3.      *Os pais devem desenvolver a capacidade de distinguir entre  problemas que resultam de incapacidade e problemas que resultam de recusa ativa em obedecer ordens. Os primeiros devem ser tratados através da educação e desenvolvimento de habilidades.  Os outros são resolvidos de maneira satisfatória através de manipulação das conseqüências. 

3.      Dar instruções positivas

4.      *Pais devem cuidar para que seus pedidos sejam feitos de maneira  positiva ao invés de negativa.  Uma indicação positiva mostra para a criança o que deve começar a ser feito e evita que ela focalize em parar o que está fazendo.

4.      Recompensar

5.      *Os pais devem recompensar amplamente o comportamento adequado.  Crianças com TDAH exigem respostas imediatas, freqüentes, previsíveis e coerentemente aplicadas ao seu comportamento.  Da mesma maneira, necessitam de  mais tentativas para aprender corretamente.  Quando a criança consegue completar uma tarefa ou realiza alguma coisa corretamente, deve ser recompensada socialmente ou com algo tangível mais freqüentemente que o normal.

5.      Escolher as batalhas

6.      *Os pais deveriam escolher quando e como gastar suas energias numa batalha, sempre reforçando o positivo, aplicando conseqüências imediatas para comportamentos que não podem se ignorados e usando o sistema de créditos ou pontos.  É essencial que os pais estejam sempre um passo a frente.

6.      Usar técnicas de “custo de resposta” 

7.      *Os pais devem entender bem o que seja “custo de resposta”, uma técnica de punição em que se pode perder o que se ganhou.

7.      Planejar adequadamente

8.      *Os pais devem aprender a reagir aos limites de seu filho  de maneira positiva e ativa.  Aceitar o diagnóstico de TDAH significa aceitar a necessidade de fazer modificações no ambiente da criança.  A rotina deve ser consistente e raramente variar.  As regras devem ser dadas de maneira clara e concisa.  Atividades ou situações em que já ocorreram problemas devem ser evitadas ou cuidadosamente planejadas. 

8.      Punir adequadamente

9.      *Os pais devem compreender que a punição sozinha não irá reduzir os sintomas de TDAH. Punir deve ser uma atitude diretamente relacionada apenas a um comportamento declaradamente desobediente. No entanto, a punição só trará modificação de comportamento para crianças com TDAH se acompanhada de uma estratégia de controle. 

9.      Construir ilhas de competência

9.      *O que realmente importa para o sucesso dessa criança na vida é o que existe de certo com ela e não o que está errado.  Cada vez mais, a área da saúde mental  focaliza seu trabalho em aumentar os pontos fortes em vez de tentar diminuir os pontos fracos.  Uma das melhores maneiras de criar pontos fortes é uma boa relação dos pais com seu filho.